sábado, 17 de março de 2007

Administração de marketing

Para Kotler (1994) Administração de marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de bens, serviços e idéias para criar trocas com grupos-alvo que satisfaçam os consumidores e objetivos organizacionais.

Segundo McCarthy & Perreault (1997) o processo de administração de marketing trata de planejamento das atividades de marketing, implementação dos planos e controle desses planos.

Para McCarthy & Perreault (1997), o planejamento estratégico de marketing significa encontrar oportunidades atraentes e desenvolver estratégias de marketing rentáveis, sendo as estratégias de marketing específicas a um mercado-alvo e um composto de marketing relacionado.

McCarthy & Perreault (1997) afirmam que o plano de marketing é o documento escrito de uma estratégia de marketing que contém um cronograma detalhado de sua implantação. Já o programa de marketing é um grande plano formado por todos os planos de marketing da empresa.

Segundo Kotler (1995) “Ao fazer seu planejamento de Marketing, a organização deve considerar que o sucesso do plano mercadológico é afetado pelo restante da empresa”. Todas as funções de uma organização devem interagir para alcançar seus objetivos globais, todos os departamentos precisam "pensar no consumidor' e trabalhar juntos para satisfazer suas necessidades e expectativas".
De acordo com Kotler (1995) "Nenhuma estratégia é a melhor para todas as empresas.

Cada empresa deve determinar qual estratégia é mais coerente com a sua posição no mercado, seus objetivos, oportunidades e recursos. Mesmo dentro de uma empresa, diferentes estratégias pedem ser necessárias para diferentes negócios ou produtos".

KOTLER, Philip. HAIDER. Donald H. Rein. Irving. Marketing Público: Como atrair investimentos, empresas e turismo para cidades, regiões, estados e países.(original-inglês) São Paulo: Makron Books 1995. Tradução Eliane Kanner.

MCCARTHY, E. J., PERREAULT, William D. Jr., Marketing essencial: uma abordagem gerencial e global. São Paulo: Atlas, 1997.

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