quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Turismo e Segmentação de mercado

De acordo com Kotler (1995) os três passos principais do marketing de segmentos são:
O primeiro é a segmentação do mercado-divisão do mercado em grupos distintos de compradores com diferentes necessidades, características ou comportamentos que possam exigir produtos ou compostos de marketing específicos. A empresa identifica diferentes formas de segmentar o mercado e desenvolve o perfil dos segmentos resultantes. O segundo passo é a identificação do mercado-alvo avaliação da atratividade de cada segmento e seleção de um ou mais segmentos para atuação. O terceiro passo é posicionamento mercadológico – estabelecimento de um mix de marketing detalhado.

Segundo Kotler (1995) As principais variáveis de segmentação são: geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais.
A segmentação geográfica propõe dividir o mercado em unidades geográficas diferentes como países, estados, regiões, cidades ou bairros. A organização pode decidir operar em uma ou algumas áreas geográficas ou operar em todas, mas deve ficar atenta às variações locais em termos de necessidades e preferências geográficas. (KOTLER, 1995)

Na segmentação demográfica, o mercado é dividido em grupos baseados em variáveis como idade, tamanho da família, ciclo de vida da família, sexo, renda, ocupação, formação educacional, religião, raça ou classe social. As variáveis demográficas são as bases mais comuns para distinguir grupos de consumidores. Os desejos, preferências e taxas de uso dos consumidores estão, freqüentemente, associadas às variáveis demográficas. (KOTLER, 1995)

Na segmentação psicográfica, os compradores são divididos em grupos diferentes, baseados no estilo de vida e/ou personalidade. O estilo de vida refere-se às características ou à maneira de viver de uma sociedade ou de um segmento em sentido restrito. As diferenças individuais decorrentes de traços de personalidade expressam-se de formas variadas, na compra de produtos e de marcas. (KOTLER, 1995)
A segmentação comportamental é caracterizada por compradores divididos em grupos, tomando-se como base seu conhecimento, atitude, uso ou resposta para um produto. (KOTLER, 1995)

Segundo Ansarah (2000) As empresas buscam satisfazer consumidores distintos que podem escolher a partir de muitas ofertas de produtos presentes no mercado global. Atualmente, o marketing de massa está ultrapassado. Os profissionais de marketing de hoje abordam nichos de mercado que exibem necessidades e desejos únicos.

De acordo com Ansarah (2000) Para manter os altos índices de crescimento tanto do número de turistas como dos gastos que realizam nos locais visitados e promover o turismo de forma efetiva e com qualidade, é absolutamente necessária a constante realização de pesquisas que nos permita conhecer, além do número de clientes das empresas, o perfil dos clientes atuais, suas necessidades e desejos, bem como detectar seus clientes potenciais.

Para Ansarah (2000) Quanto mais às características do mercado-alvo forem conhecidas, maior será a eficácia das técnicas mercadológicas de publicidade e de promoção. Para que isso aconteça, é necessário o desenvolvimento de estudos de mercado, segmentando-o quanto for necessário para permitir uma análise segura dos elementos que conduzirão os planos de desenvolvimento turístico.

É preciso analisar a demanda e a concorrência para ter condições de utilizar adequadamente os instrumentos de marketing.

A análise da demanda deve ser feita realizando-se pesquisas em fontes primárias, que correspondem às informações obtidas em investigações específicas como em questionários, formulários e testes.

A finalidade do questionário é, segundo Dencker (1998), “obter, de maneira sistemática e ordenada, informações sobre as variáveis que intervêm em uma investigação, em relação a uma população ou amostra determinada.” Essas informações dizem respeito, por exemplo, a quem são os turistas ou o os clientes potenciais, suas opiniões, sentimentos, esperanças, desejos, necessidades etc.

Segundo Dencker (1998) A segmentação e o estudo de pesquisa possibilitam o conhecimento dos principais destinos geográficos e tipos de transporte, da composição demográfica dos turistas, como faixa etária e ciclo de vida, nível econômico ou de renda, incluindo a elasticidade-preço da oferta e da demanda, e da sua situação social, como escolaridade, ocupação, estado civil e estilo de vida. O motivo da viagem, entretanto, é o principal meio disponível para se segmentar o mercado.

De acordo com Dencker (1998) Os maiores segmentos desse mercado, por afluência de turistas, são: turismo de lazer; de negócios ou compras; de eventos (congressos, convenções, feiras, encontros e similares); terceira idade, ou melhor, idade; desportivo; ecológico; rural; de aventura; religioso; cultural; científico; gastronômico; estudantil; familiar e de amigos; de saúde ou médico-terapêutico.

Segundo Dencker (1998) Com a segmentação, o núcleo receptor pode se preparar adequadamente para receber os diferentes públicos, atendendo os anseios e as necessidades específicas de cada nicho específico de turista. Portanto, não se pode tratar turista simplesmente como turista, pois os objetivos do turista de aventura são normalmente muito diferentes do turista da terceira idade, assim como as suas necessidades de transporte, hospedagem, alimentação, lazer e entretenimento.

4 comentários:

Anônimo disse...

nossa nem sabia oque era segmentação de mercado........

Anônimo disse...

isso mesmo segmentar é a melhor forma de atingir o publico alvo......

Anônimo disse...

Primeiramente gostaria de parabenizar o autor pelo espaço dedicado ao debate de temas importantes e interessantes, pra mim é muito importante pois não especialista no assunto. Finalizando Dr. Rogerio te desejo todo sucesso na vida amigo.

Sobre a segmentação de mercado e sua aplicação para o desenvolvimento da area de turismo especificamente é muito importante, pois promove um aumento significativo da qualidade do serviço prestado aos turistas e como reflexo maximiza os lucros da empresa e o mais interessante é que este conceito de segmentação de mercado pode se expandir para qualquer area de prestação de serviço.

Abraços,
Alexandre

Anônimo disse...

Segmentação é muito importante e muito interessante para qualquer area,já no turismo é interessante tanto para a empresa quanto para o cliente, porque oferece um atendimento mais especifico ao cliente, ele fica mais satisfeito e gera lucro para a empresa, ficando bom para ambas as partes~.
parabens pelos artigos