domingo, 24 de junho de 2007

A TV Digital

A TV Digital é uma realidade nos Estados Unidos, Europa e Japão, porém, no Brasil, ainda é uma novidade. Além da concretização da parte técnica, há também uma preocupação com relação ao uso pelo público. Este deverá desenvolver uma nova cultura relacionada a essa nova tecnologia.
A TV Digital é um sistema de transmissão de dados por meio de código binário. O som e imagem são digitalizados, ou seja, transformados em séries de 0 e 1, mesma linguagem utilizada por computadores. Atualmente, o padrão utilizado é o analógico, transmitido por meio de ondas eletromagnéticas.
Com a TV Digital, as vantagens proporcionadas serão a garantia de boa qualidade de imagem, pois a transmissão não sofre interferência. Neste caso, se houver algum problema com a transmissão do sinal, nada aparece no televisor, diferente do analógico, onde aparecem fantasmas ou chuviscos. A tela da TV digital tem uma proporção de 16x9, mais horizontal e próxima do cinema. A atual tem uma proporção de 4x3, mais próxima de um quadrado.
Uma grande vantagem da TV Digital, além da qualidade de imagem e som, é a probabilidade de interatividade que ela proporciona, tais como: fazer compras em supermercados, acessar contas bancárias, escolher o ângulo de visão, acessar cenas de capítulos anteriores etc. O aparelho de televisão também poderá ser utilizado para acessar a internet e e-mails.
Os três sistemas mundiais de TV digital em operação são: o americano (ATSC), o europeu (DVB) e o japonês (ISDB). Esses padrões são formados por blocos de tecnologias que dão tratamento ao áudio, ao vídeo, à mistura dos sinais (multiplexação) e à modulação para a transmissão.
O sistema utiliza um decodificador, aparelho que terá a função de converter o sinal para os televisores que não atendem as especificações do padrão digital. Acredita-se que a TV analógica (atual) e a digital irão coexistir durante aproximadamente 10 anos, até que todos tenham adquirido aparelhos digitais. Todas as produções serão feitas em câmeras digitais, mas nem todas em alta definição (HD ou high definition). A imagem em HD se aproxima à imagem do cinema.
Em breve a TV digital será também uma realidade na comunicação publicitária, a interatividade possibilitará alcançar o telespectador, e ele poderá responder imediatamente.
Apenas o produto será apresentado na tela com o nome dos fabricantes, a TV digital poderá proporcionar uma experiência nova onde, assim que o usuário olhar o link na tela possa clicar com o controle remoto sobre a imagem para receber informações como preço ou onde comprá-la próxima a sua residência.
Atualmente o telespectador tem muitas opções de canais e programação, fica mais fácil utilizar o controle remoto para mudar de canal e pular os comerciais, com isso precisamos desenvolver novas formas de apresentar o produto de forma segmentada e interativa oferecendo ao cliente uma proposta bem atraente.
A TV a cabo digital nos possibilita a compra de programas em Pay-Per-View pelo controle remoto, escolhendo o dia e à hora para assistir o que deseja, guia eletrônico de programação, canais de músicas, games, mosaico de canais, podendo acompanhar simultaneamente o que acontece em até 12 canais diferentes, por exemplo.
Rogerio Caruso Giolo dos Santos

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente as propagandas hoje em dia são muitas, e geralmente não tão atraentes como o telespectador espera.. e com essa tecnologia de clicar com o controle remoto será bem melhor...
Materia interessante esta, algumas dessas tecnologias não conhecia..