quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Turismo de negócios

Segundo Ansarah(2000) Turismo de negócios é o conjunto das atividades de viagem, de hospedagem, de alimentação e de lazer praticado por quem viaja a negócios referentes a qualquer setor da atividade comercial ou industrial, para conhecer mercados, estabelecer contatos, treinar novas tecnologias, vender ou comprar bens de serviço. Geralmente o turismo de negócios corresponde a viagens motivadas por interesses voltados a uma atividade lucrativa ou de desenvolvimento profissional.
O Turismo de Negócios é o segmento do turismo que tem como objetivo a realização de eventos profissionais, técnico-científicos como congressos, reuniões, simpósios, exposições, treinamentos e feiras.
Segundo Kuazaqui (2000) as feiras constituem eventos que estimulam as atividades turísticas, otimizando o comercio local e as atividades hoteleiras no que concerne a hospedagem e a venda de espaço físico.
Este segmento atrai milhares de profissionais de diversas áreas que consomem produtos e serviços oferecidos pela localidade. Dessa forma, esse é o segmento responsável por significativa parcela das receitas geradas no setor do turismo.
O Turismo de Negócios pode abrir caminhos entre distribuidores e revendedores, prospectar mercados, ampliar relacionamentos comerciais, criar novas demandas acompanhando o processo de globalização.
O turista de lazer costuma passar no máximo três dias no Estado, o turista de negócios tem um tempo de permanência maior, pois a estadia dele varia de quatro a sete dias. Segundo informações do jornal do turismo “Roteiro Brasil”, o turista de negócios em média gasta R$ 325 por dia, enquanto o que viaja a lazer não desembolsa mais do que R$ 150.(ROTEIROBRASIL, 2007)
A permanência do turista de negócios é muito importante porque movimenta a economia local, à medida que o mesmo necessita de serviços oferecidos pela localidade, como hospedagem, alimentação, transporte, compras.
De acordo com uma pesquisa o PIB do Turismo é de 24,5 bilhões - PIBTur - considerando apenas locação de autos, aéreo e hospedagem. As viagens corporativas respondem por 66,2% desse resultado, com R$ 16 bilhões. O valor movimentado pelo turismo de negócios no Brasil anualmente chega a R$ 33,6 bilhões. Gera 260,5 mil empregos. As empresas gastam, por ano, R$ R$ 15,5 bilhões em viagens. O segmento de transporte aéreo consumiu 59,4% em 2006 dessa receita; eventos representam 6,2%; hospedagem representa 29,1% e locação representa 5,1%. (IEVC, 2007)

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Um comentário:

Anônimo disse...

Fala Rogério. Muito boa a nova interface do blog. Parabéns. Abraço