sábado, 13 de outubro de 2007

Marketing na Administração Pública

Dentre as funções do marketing na administração pública identificamos a composição do conceito, o que se pretende fixar e passar a opinião pública, a composição da identidade visual com a identificação de slogans, frases. Cores, símbolos visuais (logomarca), posicionamento etc.

A correção do conceito se for necessário pesquisa tanto quantitativa e qualitativa, como forma de identificar a expectativa da comunidade e a aferição do grau de aceitação, ou rejeição, instrumento mercadológico indispensável para um administrador público, organização de um sistema de distribuição de mensagens (veículos de massa, seletivo e veículos próprios), sistema de articulação institucional, fomentar a articulação política, promoção política, promoção de contatos com as multidões, conciliação da linguagem administrativa, prestação de contas à população, aperfeiçoar o marketing pessoal do dirigente e organização de uma estrutura de marketing com assessoria de comunicação, assesssoria de imprensa, cerimonial, e agência de propaganda.

O segredo para um desenvolvimento vigoroso voltado para promover de forma integrada um município, levando em conta as características das bases econômicas locais, suas potencialidades e vocações, passa, com certeza, pela utilização de técnicas e conceitos de marketing disponíveis e conhecidos por meio da reconstrução da infra-estrutura, da criação de mão-de-obra especializada, do empreendimento dos negócios locais, da criação de parcerias públicas e privadas sólidas, da identificação e atração de empresas e indústrias “compatíveis com o local”, da criação de atrações locais diferenciadas, de uma cultura de atendimento cordial e da promoção eficiente dessas vantagens que passa o marketing estratégico das localidades.

Esse tipo de marketing requer um bom entendimento de como os “compradores de locais” – turistas, e participantes de convenções, exportadores, novos moradores, fabricas sede de empresas, investidores, tomam suas decisões. Entendendo isso, os “vendedores locais” – órgãos de desenvolvimento econômico, agências de turismo, prefeitura, etc. – podem tomar as medidas necessárias para competir agressivamente pelos “compradores locais”.

A globalização da economia e o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas são duas forças que exigem que as localidades aprendam a competir. Elas têm de aprender a pensar mais como empresas, criando produtos, mercados e clientes.

O marketing de um município abrange basicamente quatro atividades: elaboração do mix correto das atrações e dos serviços a comunidade, estabelecimento de incentivos atraentes para os atuais e possíveis compradores, fornecimento de produtos e serviços locais de uma maneira eficiente e acessível a promoção dos valores e da imagem local.

O núcleo central e um planejamento regional, com a utilização de técnicas mercadológicas, passa inicialmente pela formação de um grupo de planejamento que envolve cidadãos, comunidades empresariais, e representantes de governos locais e regionais. É de fundamental importância a elaboração de uma auditoria do local, com a definição das características econômicas, demográficas, sociais, culturais, políticas, a identificação dos principais concorrentes e principais consumidores, a identificação das tendências e evoluções principais, a análise dos pontos fortes e fracos da localidade e da concorrência, o levantamento das oportunidades e ameaças e a definição dos principais problemas, para a definição da visão e dos objetivos das localidades, que possibilitem a formação da estratégia e a elaboração de um plano de ação, com a determinação de objetivos e metas dos fatores de marketing de uma localidade, como infra-estrutura, atrações, imagem e qualidade de vida e pessoas.

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