domingo, 14 de outubro de 2007

Turismo Receptivo

Entende-se por turismo receptivo quando não residentes são recebidos por um país de destino, do ponto de vista desse destino.

Embora as técnicas mercadológicas possam ser aplicadas aos diversos tipos de organização do Turismo Receptivo, para atender direcionadamente os interesses específicos de cada organização (hotel, centro de lazer, organizadores de passeios), é conveniente adotar sempre o ponto de vista da destinação, ângulo comum a todos os fornecedores de bens e serviços que constituem o produto turístico.

Essa abordagem pode ser resumida na seguinte objetivação: O público-alvo de uma destinação é pré-definido pelas características de seu produto.

Isto significa que cada localidade é, marcada por uma ou algumas atrações que constituem seu diferencial próprio. Cidades como Aspen (Estados Unidos), (Bariloche Argentina) tem seu público definido pelo interesse na prática esportiva do esqui e por uma preferência climática (frio e neve).

Cabe ressaltar que o mercado é tão-somente, definido – mas não delimitado – pelas características da destinação. Uma atração turística pode ser implantada numa determinada localidade e criar uma característica mercadológica até então inexistente.

A cidade de Orlando nem sequer era mencionada no mercado turístico até os anos setenta, quando lá foi implantado o complexo de entretenimento da Disneyworld. A partir daí, a definição mercadológica da destinação cristalizou-se como produto apropriado para um público primariamente infanto-juvenil, que se estenderam as outras faixas etárias principalmente em função de programações voltadas para o consumo familiar.

A motivação básica, em todos esses segmentos de público, tem como denominador comum à busca de momentos descontraídos de lazer e diversão.

Com o público definido pelas características do produto, a ação do Marketing Receptivo tem por finalidade localizar, identificar e conquistar clientes potenciais para o produto. É uma ação básica de atrair turistas, traze-los para a localidade, ou seja, dos principais beneficiários.

Nenhum comentário: