quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Marketing turístico

Segundo Cobra (2001) a propaganda é a melhor forma de transmitir a informação desejada a seu público-alvo. “É preciso anunciar para aparecer e ser notado no mercado de trabalho”.

Cobra (2001) ressalta que é importante segmentar a comunicação e dirigir a propaganda visando atingir apenas o público alvo e evitando gastos desnecessários.

Ao anunciar deve-se ter cuidado para que o custo da propaganda não ultrapasse o orçamento planejado, pois pode acabar inibindo o lucro das vendas. Para termos
sucesso e eficácia em uma campanha devemos seguir algumas regras importantes.

Segundo Cobra (2001), Antes de anunciar é preciso fazer pesquisas e definir claramente o público alvo e os objetivos a serem alcançados. As mensagens devem ser fortes e persuasivas, selecionar o tipo de mídia a ser usado, estabelecer um orçamento e analisar os resultados. “o ideal é anunciar em um veiculo que se identifique mais com o publico escolhido, nesta fase as pesquisas são muito importantes, pois apontam o publico alvo a quanto irá gastar para atingi-lo”.

De acordo com Cobra (2001) O anúncio tem que mostrar algo novo que desperte algum interesse deve-se tomar cuidado na elaboração da propaganda, pois as pessoas podem distorcer a informação e a mensagem ser entendida de forma indesejada.

Segundo Cobra (2001) A mensagem publicitária leva as pessoas a pensar em bons momentos e fazer associações ao que gostam. Porém, muitas vezes, prestam atenção apenas no que gostam e o conteúdo da mensagem é desperdiçado.

Para Cobra (2001) Deve ficar bem estabelecido na mensagem o que dizer para quem dizer e quem irá dizer (lógica e simbolicamente). O conteúdo da mensagem tem que ser claro e objetivo, contendo uma única proposta de venda. O apelo de vendas pode ser racional, moral.

De acordo com Cobra (2001) eficácia de uma mensagem depende da sua estrutura e seus argumentos de venda. O formato da mensagem deve se adequar ao tipo de mídia usado.
“Na mídia impressa o anuncio tem que ser completo, inteligente e instigante, ter uma proposta clara e definida e colorido para dar mais vida ao anuncio. No rádio o correto é selecionar as palavras mais adequadas a cada situação usando tons diferentes de acordo com a proposta escolhida. Já na televisão gestos, interpretação, figurino e cenário são importantes”. (COBRA, 2001).

A Internet é como a TV, mas oferece maior interatividade. Para chamar à atenção do consumidor as fontes devem ser populares, algumas marcas usam celebridades em seus anúncios, isso transpõe ao público uma maior credibilidade.

Segundo Cobra (2001) em comunicação podemos usar dois canais. Pessoal que é feito de boca a boca com líderes formadores de opinião e impessoal (mídia, eventos, revistas, jornais, mala direta).

No turismo as principais ferramentas em comunicação são: Propaganda, promoção, relações publicas e comércio eletrônico.

O anunciante deve criar um clima que represente um momento especial ao cliente, fazendo que pense em lugares ou objetos que gostaria de conhecer e associar a propaganda e sua possível viagem.Um momento mágico é algo que possa ser extremamente prazeroso para o consumidor.

Para criar momentos assim chamados, o anunciante tem que conhecer bem o consumidor e ter criatividade. A pesquisa facilita este conhecimento. (COBRA, 2001).

O orçamento publicitário pode ser estabelecido de acordo com a estimativa de vendas de acordo com os objetivos estratégicos, pode ser equivalente à concorrência ou mesmo escolhido aleatoriamente.

Cobra (2001) diz, “ser importante criar um plano de ações que possam construir uma boa imagem na mente dos consumidores”. E também investir em propaganda para que as pessoas sempre se lembrem da marca.

É bom ter serviços diferenciados e eficientes causando assim uma boa impressão referente à qualidade. As pessoas valorizam serviços agradáveis, por isso à imagem de um serviço precisa estar associada a momentos prazerosos ou encantadores.

Cobra (2001) ressalta que para se construir uma boa imagem de marca as empresas devem sempre inovar, ser pro ativa e ter credibilidade junto aos clientes. Valorizar seus clientes evitar arrogância e procurar satisfazer ao máximo as necessidades e desejos do publico alvo.

A imagem da marca ajuda a vender uma vez que os clientes buscam credibilidade. O nome da marca ajuda a tomar uma decisão na hora de viajar.

O cliente prefere certos lugares ou serviços de acordo com sua experiência ou influências anteriores. A criação de uma marca forte depende muito dos serviços prestados e dos esforços em propaganda.

Atualmente as empresas contam com ferramentas de comunicação como site e e-mail e o consumidor pode fazer pesquisas de forma mais fácil, consultar preços e roteiros de viagem. Dessa forma a propaganda torna-se mais completa e interativa.

COBRA, Marcos. Administração de Marketing. 2 cd. São Paulo: Atlas, 1992.

COBRA, Marcos. Marketing de Turismo. 2ª edição. São Paulo: Ed. Cobra, 2001.

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