domingo, 25 de novembro de 2007

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Responsabilidade Social refere-se aos valores do comportamento das empresas em suas relações com o Estado, com o meio-ambiente, com seus funcionários, consumidores e fornecedores, e com a comunidade em geral.

A responsabilidade social das empresas está intimamente ligada às obrigações que a empresa tem para com a sociedade na qual elas atuam.

Ética é à base da Responsabilidade Social e se expressa através dos princípios e valores adotados pela organização. Não há Responsabilidade Social sem ética nos negócios. Com isso agir com ética se torna fundamental, para manter um bom relacionamento e criar uma imagem positiva que gere credibilidade da empresa diante de clientes fornecedores e sociedade.

Desenvolver programas sociais pode ser uma forma de divulgar a empresa sim atualmente algumas empresas conseguem aparecer na mídia devido suas atividades de responsabilidade social, o tema está sendo muito falado e se as informações forem bem trabalhadas por uma acessória de imprensa pode se conseguir um retorno muito positivo com imagem institucional e da marca, maior lealdade do consumidor, maior capacidade de recrutar e manter talentos.

Todo tipo de empresa, independentemente do porte, do setor da economia e da quantidade de funcionários pode desenvolver ações de responsabilidade social, basta tomar uma postura diferenciada.

A diferença entre Responsabilidade Social e Filantropia é que a filantropia trata basicamente de ação social externa da empresa, tendo como beneficiário principal a comunidade em suas diversas formas (conselhos comunitários, organizações não governamentais, associações comunitárias.)

Acredito que ao adotar uma postura de responsabilidade social a empresa possa levar vantagens em relação a seus concorrentes uma vez que o consumidor final, além de exigente está, atualmente, mais consciente de seu papel na sociedade. Por esta razão, questiona o ciclo produtivo, a atuação dos sócios e a cidadania corporativa, preferindo, por exemplo, adquirir um produto mais caro, por saber que ele não é o resultado de mão de obra infantil ou de concorrência desleal.

Atualmente este tipo de cultura ainda não ocorre com 100% dos consumidores, porém ja existe uma parcela significativa de consumidores que já pensa desta forma.

5 comentários:

Anônimo disse...

Vale resaltar que a MRV, sabendo disso dentro do mercado imobiliario tem investido em ações sociais focando comunidades carentes de minas gerais. É posicionamento de marketing institucional.

Abs marcos cesario.

Anônimo disse...

Minha empresa também faz projetos sociais, Rogério. Prova de que não precisa ser multinacional pra fazer esse tipo de coisa, né?

Vania da Paixão.

Anônimo disse...

Fico contente em saber que está utilizando o material que debatemos em classe.

Silvia

Anônimo disse...

Nao vai mais atualizar o blog, Roger? Muito ocupado no trampo, né?
Me avisa quando atualizar, ok?

Anônimo disse...

Abandonou mesmo o blog, hein Rogerio?