quarta-feira, 14 de novembro de 2007

PESQUISA DE MARKETING

Para kotler (1994) Pesquisa de marketing é o planejamento, coleta, analise a apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa.

De acordo com Mattar (1996), a definição de pesquisa de marketing é uma investigação que é controlada e sistemática e também crítica de dados com o objetivo de descobrir ou mesmo descrever fatos ou podemos ainda dizer que a pesquisa pode verificar a existência de relações presumidas entre fatos ou as variáveis referentes ao marketing.

Para Samara (1994) a pesquisa de marketing consiste em projetos formais que visam à obtenção de dados de forma empírica, sistemática e objetiva para a solução de problemas ou oportunidades especificas relacionada ao marketing de produtos e serviços.

De acordo com Samara (1994) a pesquisa de marketing pode ser quantitativa ou qualitativa.

Pesquisa Qualitativa
De acordo com Samara (1994) Método descritivo qualitativo é aquele utilizado para identificar a opinião do entrevistado em relação ao assunto. Na pesquisa qualitativa é possível conhecer a opinião dos consumidores sobre os produtos, seus hábitos de compra e consumo assim como avaliar o uso e detectar sugestões para novos produtos de compra e consumo, assim como avaliar o uso e detectar sugestões para novos produtos, entre outras situações de consumo que exijam uma analise qualitativa, e não quantitativa.

Pesquisa Quantitativa
De acordo com Samara (1994) estatística ou quantitativa. É a pesquisa que busca informação dentro de um percentual de pessoas. É uma pesquisa racional, com utilização de questionários, buscará uma analise quantitativa das relações de consumo, respondendo a questão quanto para cada objetivo do projeto de pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: analise, planejamento, implementação e controle/ Philip Kotler; tradução Ailton Bonfim Brandão. 4ª edição São Paulo: Atlas, 1994.
MATTAR, Fause Najib. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 1996.
SAMARA, Beatriz Santos; BARROS, José Carlos DE, In: Pesquisa de Marketing. 1ª edição. São Paulo: Makron, 1994.

Um comentário:

Anônimo disse...

escreva sobre os outros tipos de pesquisa tb, como a descritiva, muito usada no mercado imobiliario para teste de lançamento de imoveis.

abs marcos cesario