sábado, 29 de novembro de 2008

PLANEJAMENTO X POSIONAMENTO X ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

O planejamento estratégico é um processo gerencial que permite um direcionamento a ser seguido pela organização, onde seu objetivo é obter uma otimização na relação entre a empresa e seu ambiente.

Com o planejamento estratégico a empresa tende a definir quais rumos que serão seguidos, avaliando os seus recursos e estabelecendo objetivos em longo prazo.
Para execução do planejamento estratégico são formulados programas de ações que tem como objetivo atingir a evolução esperada.

Administração estratégica é um modelo de gestão com objetivos bem definidos, determinados de forma a obter um ponto de partida e um ponto de chegada.

A administração estratégica visa proporcionar de forma participativa (envolvendo todos os níveis gerenciais) maior agilidade e flexibilidade frente às constantes oscilações do meio ambiente, aumentando significativamente suas chances de crescimento e, principalmente, de sobrevivência.

Assim ao planejar os passos da organização, passa a definir metas e objetivos, antevendo de certa forma o futuro, de modo a se prevenir e poder aplicar o quanto antes às ações corretivas necessárias.

Administração estratégica é responsável por atividades como monitorar a execução do planejamento e também estabelecer um planejamento financeiro é o orçamentário direcionando recursos para a execução do planejamento.

Desta forma a administração estratégica faz com que a organização consiga estabelecer uma estrutura matrizes na qual possa exercer um controle eficaz sobre suas atividades empresariais.

Posicionamento estratégico está relacionado com mercado e concorrência, é a postura que a empresa assume diante de seus concorrentes.

O Posicionamento visa adotar um planejamento utilizando atividades que possam diferenciar seu produto ou marca em relação à concorrência, de modo que está diferenciação seja percebida pelo consumidor e venha agregar algum valor.

Rogério Caruso
rogerconsultor@hotmail.com
www.mktconsult.blogspot.com
www.idtrade.com.br

Nenhum comentário: