quarta-feira, 6 de junho de 2007

Jogos on-line

Os jogos eletrônicos jogados via internet são chamados de jogos on-line. Com um computador ou vídeo game conectado à rede pode se jogar com qualquer outro usuário sem que precise estar no mesmo ambiente. O jogador pode desafiar adversários que estejam em qualquer outro lugar do planeta, em tempo real, como se o outro estivesse lado a lado.
A partir de 1997, com a chegada das conexões de alta velocidade acessíveis ao público em geral, os jogos on-line agora possuem servidores e comunidades inteiras na rede.
Esta categoria de jogos abre novas perspectivas de diversão. Uma vez que os outros jogadores são seres humanos e agem de forma diferente um do outro e por vontade própria, ao contrário do jogo single player onde os jogadores são manipulados pelo computador e já tem atitudes previstas, pois estão programados para realizar uma tarefa pré-determinada.
Com o desenvolvimento da internet e de novas tecnologias de software e hardware a tendência é que melhore ainda mais a qualidade e interatividade deste tipo de entretenimento.
O Playstation 3 da Sony não apresentou grande sucesso em vendas, bem diferente do que se viu no lançamento do Playstation 2, não houve fila nas portas das lojas, nem os estoques desapareceram nas primeiras horas de disponibilidade. Talvez isso tenha acontecido pelo fato da integração das mídias e da evolução dos jogos no PC, em especial, a categoria de jogos on-line.
Em Londres único lugar onde os estoques esgotaram, a Sony usou como estratégia de marketing. Pagar gentilmente pagou um táxi de volta para casa e deu uma TV de alta-definição de 46 polegadas de graça para os que chegaram horas antes da loja abrir.
A Sony tentou minimizar o resultado negativo, dizendo que o fato de ter sobrado Playstation 3 nas lojas, se deve apenas a competência da companhia em providenciar consoles suficientes para os consumidores.
A fabricante do Playstation atualmente adota a estratégia de mostrar a qualidade técnica do produto valorizando em suas propagandas os gráficos, áudio e vídeo, sua publicidade televisiva trabalha o tempo todo o próprio jogo no comercial demonstrando sua vantagem nos pontos expostos.
A Nintendo concorrente direta da Sony adotou estratégia oposta de sua concorrente, em momento algum mostra o próprio jogo no comercial e valoriza a interatividade do produto ao invés da qualidade de gráficos e áudio.
Rogerio Caruso Giolo dos Santos

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