quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Marketing Turístico no Brasil

O governo lança em 2005 um plano de marketing turístico chamado “Plano Aquarela” e cria uma logomarca multicolorida para representar o Brasil: o verde está ligado às florestas, o amarelo ao sol, o vermelho às festas populares, o azul ao céu e à água e o branco às manifestações religiosas. (MINISTÉRIO DO TURISMO, 2007)

Foi feita uma Pesquisa baseada em 6.000 turistas de 18 mercados prioritários para o Brasil. A análise das respostas resultou na imagem que o estrangeiro tem do país. (MINISTÉRIO DO TURISMO, 2007)

Os resultados negativos demonstram que a imagem do país é estereotipada; desconhecimento de nossos produtos e serviços turísticos; temor pela falta de segurança; papel negativo da mídia na construção da imagem do país. (MINISTÉRIO DO TURISMO, 2007)

Resultados positivos indicaram os recursos naturais; diversidade cultural; hospitalidade do povo. (MINISTÉRIO DO TURISMO, 2007)

A partir do diagnóstico das respostas, o chamado “Plano Aquarela” adotou a seguinte estratégia; Os turistas potenciais foram divididos em cinco grupos de interesse: Sol e praia, ecoturismo, cultura, esportes, negócios e eventos. (EMBRATUR, 2007)

O passo seguinte foi oferecer informações e produtos sobre 86 roteiros que envolvem 163 destinos brasileiros, conforme o perfil do consumidor. (EMBRATUR, 2007)

http://www.turismo.gov.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Roger,

finalmente consegui comentar!!!! Talvez pq meu coment seja o primeiro deste post!!!

Abraço,
Fábio.

Acompanhando seu blog.