quarta-feira, 26 de março de 2008

MARKETING FORMAL E INFORMAL

Marketing é a gestão dos mercados, fazendo emergir trocas e relações com o intuito de criar valor e satisfazer necessidades e desejos. É um processo de troca através do qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam criando e trocando produtos e valor uns com os outros.

Todas as organizações usam o marketing, podendo este ser desenvolvido de várias formas. Há empresas que simplesmente quebram todas as regras de marketing formal (grandes departamentos de marketing, grandes investimentos em mídia.

Muitas empresas que não tem departamentos definidos específicos para tratar do marketing sempre o fizeram, só que de modo intuitivo, subliminar e, totalmente desprovido de qualquer planejamento ou coordenação esse é o marketing informal.

Percebemos este tipo de marketing em diversas empresas de diversos setores tudo é movido por meio de vendas se a empresa apresenta algum retorno financeiro é porque vendeu algo como produto ou serviço, até mesmo em um escritório de advocacia se faz marketing pois o serviço de defensoria é vendido ao cliente, desta forma mesmo sem haver um planejamento existe marketing.

O profissional de marketing deve estar sempre atento as variáveis e pronto para mudanças repentina analisando as variáveis o profissional consegue identificar possíveis oportunidades e ameaças e ai cabe a sua intuição fazer alguma mudança que possa melhorar a produtividade ou lucro da empresa.

Algumas mudanças podem ocorrer com freqüência e mudar a atuação de seus concorrentes no mercado a empresa que não se adaptar rapidamente as mudanças poderá sucumbir e rapidamente perder mercado.

Segundo Mtzemberg no livro Safari de Estratégia as principais mudanças podem ocorrer na Sociedade: Mudar as preferencias dos clientes, impactando a demanda ou o design do produto, tendencias populacionais, Impactando a distribuição, a demanda ou o design

Mudanças Governamentais nova legislação Impactando nos custos dos produtos
novas prioridades de cumprimento de leis impactando na demanda, no produto e investimento.

Mudanças econômicas Taxas de juros Impactando a expansão , os custos financeiros
taxa de cambio Impactando a demanda domestica e externa, os lucros, mudanças na renda pessoal real impactando a demanda.

Mudanças na competição adoção de novas tecnologias impactando a posição de custos, a qualidade do produto. Novos concorrentes impactando os preços, a participação de mercado, a margem de contribuição. Novos produtos impactando com a demanda, os gastos com propaganda

Mudanças nos Fornecedores Mudanças nos custos de entrada Impactando os preços, a demanda, a margem de contribuição
Mudanças em suprimento impactando os processos produtivos, as exigências de investimento

Mudanças no numero de fornecedores impactando os custos, a disponibilidade.
Mudanças no mercado novos usos dos produtos impactando a demanda, a utilização da capacidade. Novos mercados impactando os canais de distribuição, a demanda.

Obsolência de produtos impactando os preços, a demanda , a utilização da capacidade.
Para Philip Kotler “Os profissionais de marketing precisam estar capacitados para identificar oportunidades (isto é, necessidades não atendidas ou soluções que aumentem a qualidade de vida) e também para desenvolver e implementar planos que sejam bem-sucedidos no mercado”.

O Marketing está presente em todos os ambientes e setores de nossas vidas, seja ele formal ou informal. Qualquer produto pode ser vendido sem planejamento, porém com um estudo e planejamento adequado pode se ter um retorno mais satisfatório e evitar surpresas.

No caso do profissional de marketing, é importante que esteja sempre atualizado, proponha novas idéias e analise friamente os passos da concorrência e as mudanças nas variáveis de marketing dessa forma poderá antecipar possíveis percas ou visualizar oportunidades.


REFERÊNCIAS

CHURCHILL, Gilbert A. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000, p. 26 e 35.
HOOLEY, Graham; SAUNDERS, John A.; PIERCY, Nigel. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. São Paulo: Prentice Hall, 2001, p. 6-7.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1998, p. 14, 27, 35 e 37.
LEVITT, Theodore. Miopia em marketing. In: LEVITT, Theodore. A imaginação de marketing. São Paulo: Atlas, 1990, p. 158.
http://www.fixe.com/marketing/view_article.asp?id=2&cat=2
http://www.ricardomello.com.br/_rmelo.php?op=pensadores&id_tpc=5
http://www.mundodomarketing.com.br/
http://www.trademarketing.com.br/index/artigos.php
http://www.walonso.com.br/

Nenhum comentário: