quinta-feira, 27 de março de 2008

NATUREZA DA PESQUISA

De acordo com Demo (1995), a pesquisa científica pode ser de tipo teórico, metodológico, empírico ou prática e pressupõe a elaboração de um projeto de pesquisa, que se constitui na fase inicial da definição do que se pretende explicar, e de como fazê-lo. Um projeto de pesquisa bem elaborado pode se constituir num guia de ação para a pesquisa extremamente valioso e eficaz, se for bem planejado e definido de acordo com o rigor necessário.

Segundo Cervo e Bervian (1996) a pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos, partindo de uma duvida ou problema e com uso do método cientifico, busca resposta ou solução.

De acordo com Cervo e Bervian (1996) o método é a ordem de que se deve impor aos diferentes processos necessários para atingiram fim ou resultado desejado. O método não se inventa depende do objetivo.

Para Cervo e Bervian (1996) método científico é a ferramenta colocada a disposição do cientista que, através da pesquisa, pretende penetrar no segredo de seu objeto de estudo.

Segundo Cervo e Bervian (1996) o método é apenas um conjunto ordenados de procedimentos que se mostraram eficientes, ao longo da historia na busca do saber. O método científico é, pois, um instrumento de trabalho. O resultado depende de seu usuário.

Para Cervo e Bervian (1996) uma solução poderá ocorrer somente quando algum problema levantado tenha sido trabalhado com instrumentos científicos e procedimentos adequados.

Gil (1991) definiu pesquisa como o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa é requerida quando não se dispõem de informação suficiente para responder ao problema.

De acordo com Gil (1991) A pesquisa é desenvolvida mediante o concurso dos conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos.

Os métodos segundo Gil (1991) proporcionam as bases lógicas da investigação científica. Os diversos métodos são vinculados às correntes filosóficas “que se propõem a explicar como se processa o conhecimento da realidade”.

De acordo com Cervo e Bervian (1996) a investigação cientifica é desenvolvida através de diversas etapas ou tarefas especificas, chamadas também de fases da pesquisa.

O planejamento da pesquisa consiste na: escolha do assunto, formulação de problemas, estudos exploratórios, coleta e analise de dados, estrutura do relatório redação, apresentação. (CERVO,BERVIAN,1996)

Segundo Mattar (1996) podemos classificar os tipos de pesquisa em exploratória, causal ou experimental e descritiva.

Exploratória
Segundo Mattar (1996) visa prover o pesquisador de maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa em perspectiva. Este tipo é útil quando se tem uma noção muito vaga do problema de pesquisa.

Causal ou experimental
Segundo Mattar (1996) é utilizada quando há necessidade de descobrir relações de causa e efeito entre as variáveis de decisão e de resultado.

Descritiva
Segundo Mattar (1996) são caracterizadas por possuírem objetivos bem definidos, procedimentos formais, serem bem estruturadas e dirigidas para a solução de problemas ou avaliação de alternativas de curso de ação.

REFERÊNCIAS:

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; DA SILVA, Roberto. Metodologia científica. 4º ed. São Paulo: Makron Books,1996
DEMO, P. Metodologia Científica em Ciências Sociais. 3a ed., São Paulo, Atlas, 1995.
GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
MATTAR, Fause Najib. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 1996.

Nenhum comentário: